segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pressão Hidrostática

        Ao mergulharmos em uma piscina, a água irá exercer uma pressão sobre nós. Quanto mais fundo mergulharmos, maior será essa pressão. Agora, imagine que o líquido contido pela piscina não seja água, mas outro mais denso.

         Nessa situação, a pressão vai aumentar, pois o peso do líquido sobre nós também será maior. E, se estamos falando de peso, é porque a força da gravidade, que o compõe, influencia a pressão exercida pelo líquido, também chamada de pressão hidrostática.

         A partir disso, é possível concluir que a pressão hidrostática depende da profundidade, da densidade do líquido e da gravidade local.

         A pressão hidrostática é determinada pela seguinte expressão matemática
:
<><>
Página 3


Onde:
  • d é a densidade do liquido
  • g é a aceleração da gravidade
  • h é a profundidade

            
    Esta equação foi publicada pela primeira vez em 1586, pelo físico holandês Simão Stevin. Por isso fico conhecida como lei de Stevin.

            Uma conseqüência importante de lei de Stevin é o fato de a pressão hidrostática não depender da área de contato do líquido.
            Observe a seguinte figura:
    <><><>
    Página 3


            Apesar de os recipientes terem bases com áreas diferentes, essas bases estão submetidas à mesma pressão, pois os dois líquidos estão com a mesma altura, ou seja:
    <>
    Página 3






  • Clic no link abaixo e realize a atividade simulada da relação entre a pressão hidrostática e a profundidade do líquido.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário